Saturday, November 11, 2006

Little Miss Sunshine

Sinceramente, nestes casos particulares eu gostava de poder obrigar as pessoas a ir ao cinema ver um filme. Tal como eu, muita gente vai ficar na dúvida se este será um bom filme. Pelo título não se vai lá, pelo enredo também não ou mesmo pelo trailer. Os 8.2 no imdb também poderão não convencer. Mas o facto de ter Steve Carell (The forty year old virgin) é já um bom indicador daquilo que vão ver (já agora, dizer que o homem é absolutamente brilhante neste filme, muito além de todos os filmes que fez até agora), mas talvez ainda não convença toda a gente. E se isto não convence, não sou eu que vou conseguir. Mas vou tentar!

A história do filme é original. Uma menina de de 9 anos (Abigail Breslin, brilhante!!) vence um concurso regional de beleza infantil, e parte com toda a sua família (um pai convencido que é um "vencedor" (Greg Kinnear, também em bom plano), um tio suicida (Carell), um avô tarado (Alan Arkin, excelente a todos os níveis mesmo), um irmão que odeia tudo e todos (Paul Dano, já tinha visto outro grande filme com ele - The girl next door, aqui com muito mais protagonismo e ainda bem!) e a mãe (Toni Collette, que casting este!)... perfeitamente normal, por acaso) rumo ao concurso nacional (granda parentesis este último), numa carrinha VW da paz, aqueles pães-de-forma espectaculares, só com 3ª e 4ª mudança na caixa de velocidades. Uma road trip do melhor.

TODOS os protagonistas deste filme estiveram ao mais alto nível das suas carreiras. E afirmo isto sem precisar de ver tudo o que já fizeram. Basta-me achar que estiveram simplesmente perfeitos. A escrita e a realização deste filme são imaculados. Jonathan Dayton, Valerie Faris e o guionista Michael Arndt estão de parabéns, pois atingiram aqui um nível de criatividade raramente visto hoje em dia. Eu <- Completamente rendido.

O filme é indubitavelmente a melhor comédia do ano, provavelmente a melhor deste século, e sem dúvida umas das melhores que já vi no cinema em toda a minha vida. Aos 24 anos, pensei que já não conseguia contorcer-me a rir na cadeira como o fiz a ver isto. Considero um verdadeiro privilégio ver este filme, e não vão ver ninguém a sair desiludido da sala de cinema.

9/10 !!

No comments: