Thursday, August 24, 2006

Angel-A

Lê-se "Ângela". É frânces. É a preto e branco. Ângela (Rie Rasmussen) é o nome duma miúda que ajuda André (Jamel Debbouze) a dar um novo rumo à sua vida.

Mas Ângela não é uma miúda como as outras, pode dizer-se que o nosso André ganhou a lotaria. A dever dinheiro a tudo quanto é mafioso de Paris, o desesperado personagem resolve atirar-se de uma ponte com uns bons 7-8 metros, como forma de tentar por termo à sua vida (?). É aí que conhece a Ângela, outra suicida, com a mesma ideia brilhante, saltar daquela pontezita para acabar com a sua miséria.

A partir daí, e após "salvar" a vida a Ângela, ela ajuda-o com os seus problemas, tentando fazê-lo entender o seu real valor. Uma coisa muito zen.

Não achei o filme bom. Com alguns bons momentos sim, com uma história interessante e que desenvolve bem até determinado ponto, mas que acaba por ter um final um pouco estranho, demasiado simples e conveniente. Escrito e realizado por Luc Besson, um dos mais conhecidos e notórios nomes do cinema europeu (grandes malhas como "The fifth element", "The transporter" ou o mais recente "Danny the dog"), este filme desiludiu-me um pouco, e por duas vezes: No ínicio, quando começava a ver aquilo que parecia ser um filme perfeitamente banal, e no final, quando, após ver que não era um filme perfeitamente banal, acabou com uma cena "dramática" muito mal conseguida, e exageradamente representada pelos actores (eu não percebo muito disto, aquilo se calhar até estava bastante realista, mas não me caiu bem).

Em suma, não é um filme para as massas. Mas é mais uma ida ao cinema, é mais hora e meia de película, é mais um balde de pipocas (se for caso disso). A ver, para quem for fã de cinema europeu.

Comprar o DVD é que não.

5/10

No comments: