Monday, March 12, 2007

Smokin' Aces

Este post já chega um pouco tarde, numa altura em que o filme está prestes a sair das nossas salas. Lamento. Acho que nos podemos desculpar com o título pouco esclarecedor e o trailer confuso, que nos levaram a esperar até agora para vermos esta autêntica "bomba" do cinema de acção em 2007.

O enredo é simples: Um mafioso "entalado" pelo FBI, Buddy 'Aces', concorda em dar com a língua nos dentes e bufar todos os nomes que lhe valessem protecção federal, incluíndo o principal patrão da máfia nos EUA. A partir desse momento, surge o rumor de um prémio de 1 M $ pelo seu coração, que atrai tudo o que é hitman ao lago Tahoe, onde Aces se encontra hospedado, que sabem apenas uma coisa: Buddy morto = seis zeros a mais na conta bancária.

Ora, toda a primeira parte do filme não passa de uma preparação, um posicionar das peças, uma espécie de aquecimento, onde todos os intervenientes são apresentados e preparam a sua abordagem ao caso, ponderando (bom, pelo menos alguns deles) a melhor forma de silenciarem Buddy, ou, no caso do FBI, de como o proteger. Pouca acção, mas sempre interessante. E ficamos perfeitamente absortos no filme, mesmo a tempo da parte melhor.

Quando a acção estala... há de tudo. Confusão, tiroteios, carnificina, drama, loucura, traição. Um espectáculo para o olhar. Até custa acompanhar tudo. Muito bom mesmo. Tão bom, que até passávamos sem a reviravolta completa que o filme leva no final, muito intensa e bem pensada, e que contribui definitivamente para elevar este filme muito acima da média.

Excelentes interpretações de todos os actores neste filme. Acho sinceramente que não consigo mesmo apontar um único defeito.

Um pouco injustiçado no imdb.

8/10 (à vontade)

No comments: