Realizado por Takashi Miike e adaptado do livro de Hiroshi Aramata.
O que será que acontece à lembrança das coisas que a certa altura abandonamos? Poderá haver aí uma certa mistura de desgosto e talvez alguma raiva? Sendo esse o caso, o que faria um ser presente noutro plano e que não apreciasse muito a presença humana neste mundo...?
Sinopse:
Tadashi vive com a mãe e o avô numa povoação situada nas montanhas. Aborrecido da vida monótona que leva e com saudades da irmã que vive com o pai em Tóquio, o rapaz passa os dias com a cabeça no ar. Para animá-lo o avô decide levá-lo a uma festival tradicional, onde ele é escolhido para ser o cavaleiro do Kirin (um ser fantástico que é o defensor da justiça, ajudando os honrosos e castigando os perversos, segundo a mitologia japonesa), e por conseguinte o seu cavaleiro será também o defensor de todos esses ideais. Tadashi julga que é apenas algo simbólico, uma brincadeira... até que conhece uns amistosos yokai(criaturas fantásticas do folclore e imaginário japonês) que o colocarão a par do plano do maléfico Lord Sato. Apesar da sua forma humana, Sato tornou-se num demónio vingativo e tem em marcha um plano hediondo usando o Yomotsumano(que é apenas todo o ódio libertado pela própria humanidade) e pervertendo os espíritos de inocentes yokai, transformando-os em grotescas criaturas, meio monstros, meio máquinas cujo único fim é destruir todos os humanos.
Tadashi quer queira quer não, é o escolhido para travar Lord Sato, mas terá uma feroz adversária em Agi, a sua leal seguidora que apesar de ser uma yokai dará a sua vida para defender Sato. Ele contará com Shojo, o espírito do Kirin, o kappa Kawataro e Kawahime, a Princesa do Rio para o ajudarem numa missão que à partida está condenada, pois Tadashi não está completamente convencido do seu destino assim como os próprios yokai perderam a fé na raça humana há bastante tempo...
"E a vingança não será apenas uma prova de que és...humano?"
Apreciação:
Um filme engraçado, com bastantes momentos cómicos à Takashi Miike e acção quanto baste. Sim , é um bocado violento, mas como irei mostrar noutros posts, o estilo de Miike é pouco ortodoxo. (Quanto aos ratings do imdb... não faço comentários... ponto final.)
Curiosidades:
- No Japão , este filme é um blockbuster, indicado como um filme para toda a família, mas virado para os mais jovens;
- É possível encontrar algumas similaridades com o filme "The Never Ending Story", se pensarmos no que a perda da inocência das pessoas pode criar aos mundos a que nos habituámos desde pequenos... assim como aos seus habitantes.
Trailer:
Tuesday, April 10, 2007
The Great Yokai War (2005)
Labels:
Cinema asiático,
Comédia,
Dark-Templar,
Diversão,
Fantástico,
Japão
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment